quinta-feira, março 15, 2007

Sistemas há muitos...

Estava eu ontem armada em cidadã exemplar e cumpridora a entregar a minha declaração de IRS quando, ao clicar no "Submeter", surge no écran o aviso:

"Temos indicação de que auferiu rendimentos em anos anteriores e que não os declarou. Se prosseguir blá blá blá..."

Pormenor: o meu primeiríssimo ordenado é de Março de 2006. Porreiro. Começou bem a minha relação com a "máquina fiscal".
Lá vou eu disparada para as finanças, esse antro sempre agradável de visitar. Último dia para entregar não sei que modelo em papel. F...se! Resmas de pessoas à minha frente. Em vez de tirar a senha para a fila do IRS tirei logo a do contencioso que não tinha ninguém. Ainda não chegámos lá, mas é só para verem que não estou para brincadeiras.
Lá me atendem ao fim de 1 minuto (hehe... o crime ainda compensa). Depois de expor a situação, e de já estarem à minha volta 3 funcionárias, todas a falar comigo mas todas a olhar para o chão, para o papel, ou para o raio que as parta, lá me dizem:
"Ah, isso deve ter sido erro do sistema, porque o sistema aqui indica que a sra só recebeu rendimentos em 2006... Não ligue!"

Primeiro ponto: o rigor; a eficiência;o empenho.

Segundo ponto: há 2 sistemas de declarações electrónicas? Ou é só um, mas esquizofrénico, com ego e alter-ego em conflito? É que se forem 2 avisem-me porque, pelos vistos, num deles sou uma caloteira. Acho que prefiro o outro...

3 comentários:

Pedro disse...

Amiga,

É bom que te habitues a esses encontros imediatos de 3º grau com essas entidades estranhas e extraterrestres que são os funcionários das finanças...

Entretanto, e para veres o que sofro há já quase 6 anos, v~e o meu último post...

Bjs

Piston disse...

Em tribunal podes sempre apresentar o "não ligue" como prova.

Diabólica disse...

Geralmente, os encontros com os funcionários das finanças, não são bons.

Isto, porque maior parte deles são umas bestas, ignorantes q nada sabem do que estão ali a fazer.

Parece q foi o caso de quem apanhas-te.

Como não sabiam o que te dizer, lá vai a resposta carimbo:" Foi o sistema informático"

Enfim....

Beijinhos