quarta-feira, outubro 18, 2006

Alerta

Ontem aconteceu-me aquele tipo de coisas que só pensamos acontecerem aos outros. Assaltaram-me a casa... com a minha mãe lá dentro (não, não levaram a senhora). Levámos com um autêntico policial em cima: primeiro, a minha mãe liga para a Polícia e explica que a casa foi assaltada e não sabe se o(s) assaltante(s) ainda estarão lá dentro. "Ah, porque é que não chama os bombeiros?". Explica-se de novo o que aconteceu. "Ah, pensei que fosse um incêndio..." Daaah...
Depois, agentes da PSP para "registar a ocorrência". Levaram 45 minutos a chegar (o que pode ser considerado um excelente tempo de reacção... para os ladrões!) e não sabiam escrever "pregadeira" (o clássico "agente Ximões").
De seguida, CSI! Agentes forenses pincelaram tudo onde os eventuais ladrões pudessem ter tocado com um pó que dá uma tosse desgraçada (ainda bem que não concorri à PJ) e lá encontraram impressões digitais de mulheres...
Entretanto começámos a encontrar caixas vazias dentro do armário, no vaso do hall de entrada, que as aventesmas devem ter escondido...
Resumindo: apesar de a porta estar fechada à chave uma ou duas (ou mais) mulheres, pensa-se que de origem romena, entre os 18 e os 20 anos, entraram em casa enquanto a minha mãe não estava, foram direitinhas ao quarto dos meus pais e limparam tudo o que era ouro (que não era ssim tanto pelo valor monetário, era mais sentimental) e ainda levaram um cofre que estava debaixo da cama, pensado de certeza que teria mais jóias. Oram tomem lá, minhas grandessíssimas filhas da p*ta, que eram só fotos antigas do meu pai e um revólver, graças ao qual o nosso caso não passou despercebido na esquadra e foram enviados faxes para todas as esquadras de Lisboa. Pode ser que se f*d*m! E ainda levaram uma valente seca porque como a minha mãe chegou mais cedo a casa, tiveram de estar esconidas dentro do armário algum tempo.
Entretanto, a minha mãe não ganhou para o susto (pensamos que estamos inseguros na rua e afinal é mesmo dentro de casa, connosco lá dentro, que lá vão), ficámos sem uma data de coisas que andávamos a juntar desde sempre e fiquei com a casa impregnada do tal pó irritante.
Só um último apelo: se realmente tiverem sido as tais romenas, já fizeram uma série de assaltos na zona de Lisboa. Entram em casa das pessoas de dia, limpam o ouro todo e ocasionalmente perfumes de mulher ou outras peças tipicamente femininas. Consta que estarão envolvidas numa rede de romenos que usa estas mulheres para assaltar casas. Algumas trabalham nas casas, outras limitam-se a executar o plano de acordo com as informações obtidas.
A próxima vez que saírem de casa tranquem bem as portas...

5 comentários:

Anónimo disse...

A nossa casa é como se fosse o nosso castelo. Uma vez que nos tiram uma das poucas sensações de segurança que temos, o que nos resta? Não se feriu ninguém, do mal o menos, não achas? Cambada de paneleiros que por aí andam (sem asteriscos, desculpa).

leao.xxi disse...

fónix, que cena!!!!
já nem em casa, uma pessoa pode estar descansada...o que interessa, é que vocês estão bem!!!

Anónimo disse...

Joana, isto deixou-me completamente incrédula...mas elas arrombaram a porta?
a tua mãe ainda hoje deve estar a tremer...
xepa

Joana disse...

Não arrombaram porta nenhuma. A minha mãe entrou em casa normalmente, a porta estava como ela a tinha deixado antes de sair.
Deviam ter uma chave falsa ou então conhecimentos altamente qualificados do mundo dos amigos do alheio...
Mas parece que já foram mais andares assaltados no nosso "bairro", um 3º e um 6º andar, ambos, suspeita a Polícia, pela janela! No meu caso não acredito que tenham entrado pela janela porque eram cerca de 14h...
A minha mãe já está melhor (dentro dos possíveis) mas agora dormimos sempre com a porta trancada por dentro.
Um colega contou-me que a casa de um amigo foi assaltada enquanto a família jantava na sala!
Não há condições...

Anónimo disse...

Há que fazer uma "romenoeira" com jóias falsas.