terça-feira, outubro 10, 2006

Quem é o Maior Português de sempre?

O site apresenta uma lista de sugestões, da qual constam nomes tão díspares como Afonso de Albuquerque ou Eusébio. É certo que muitos estrangeiros conhecem o país apenas pelo Eusébio, mas, tristemente, também muitos portugueses reconhecererão da lista apenas Eusébio (talvez o Joaquim de Almeida e a Amália que também lá andam).
Reconhecendo que é um pouco ambicioso juntar personalidades desde a fundação do Reino até aos dias de hoje, podiam ter acrescentado a Soraia Chaves. Afinal, quem mais contribuiu para que O Crime do Padre Amaro fosse o filme português mais visto de sempre? E apenas graças aos atributos de representação que a moça tem...

5 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Duas censuras a esta iniciativa:
1º Comparar Vasco da Gama a Rosa Mota é o mesmo que comparar o Emplastro a Galileu, com todo o respeito que todos os enunciados me merecem
2º Não vi o meu nome na lista

Pedro disse...

Joaninha,

Após vindo das minhas férias retemperadoras no paraíso, vi o teu post sobre os Grandes Portugueses. É claro que também fico chateado pelo simples facto do meu nome não estar indicado na lista. Já agora, o que é que Joaquim de Almeida fez a mais do que eu??? E por falar nisso, como é se podem comparar essa pessoa com D. João II, por exemplo???? Alguém me explica? Entretanto, o nome correcto não devia ser "Grandes Portugueses", mas antes a personalidade que marcou a História de Portugal. E por isso, quer se goste ou não, deviam estar indicadas outras personalidades. Mas isso é a minha opinião, e é claro que é contrária ao chamado politicamente correcto.

beijinhos

Joana disse...

Caros Pedro e Rafeiro Perfumado:
Espero que tenham passado umas boas férias.
Quanto às vossas "reclamações":

1. Tal como já referi no post, realmente é extremamente difícil comparar alhos com bogalhos; deviam ser estabelecidas diferentes categorias ou áreas para as personalidades em questão;

2. É certo que o vosso nome não consta da lista, mas tal como é referido, é apenas uma lista de SUGESTÕES. Eu, pelo menos, faço questão de votar em mim própria, ilustre vulto anónimo do Direito e outras ciências ocultas :)

Anónimo disse...

..ao ver ontem na RTP o programa "Um contra todos" especial dedicado ao programa "Os Grandes Portugueses" ... e ao ver a quantidade de gente que não soube responder às primeiras perguntas que diria serem de algibeira ... tomei ainda mais consciência do que é que os potugueses sabem para poderem votar de uma forma séria ...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Zézé Camarinha? Possível vencedor?