sexta-feira, setembro 01, 2006

Telenovela Mateus


Sinceramente já não há paciência para isto! Nos últimos dias a toda a hora é o mesmo nos jornais, telejornais, rádio, conversas de café... As comadres não se entendem e entretanto o imbróglio vai-se adensando.
Toda a gente centra a questão no facto de o Gil Vicente ter recorrido aos tribunais comuns. Para mim, o cerne da questão coloca-se numa fase anterior: qual o acto que deu origem a este litígio (independentemente da sede em que deve ser discutido)? De acordo com a Lei de Bases do Desporto é vedada a possibilidade de se recorrer aos tribunais comuns estando em causa questões estritamente desportivas. Ora é aqui que a porca torce o rabo! A inscrição de um jogador na Federação não deverá ser considerada como um acto administrativo, e não como uma questão estritamente desportiva? É certo que o acto implica coonsequências a nível desportivo, mas, por esta lógica e em última análise, TUDO seria estritamente desportivo e a norma em causa estaria então completamente desprovida de sentido útil. Nesse caso seria melhor dizer que nunca se poderia recorrer aos tribunais comuns.
Mas agora que a embrulhada já está feita, em vez de se tentar resolver a questão parece que se preocupam mais em atirar a batata quente não se percebe bem a quem. Já se ouviu de tudo, desde ter sido o próprio jogador que recorreu, até ter sido o advogado a abusar da procuração. E quando dermos por ela a FIFA já excluiu os clubes portugueses das competições internacionais.
Acabem com o Gil Vicente, desçam todos à Liga de Honra, subam todos à Liga principal, criem Tribunais do Desporto, ou, como diria o Paulo, Benfica directamente a campeão (isto sim era uma boa forma de resolver a questão!), mas resolvam isto de uma vez por todas, PORQUE JÁ NÃO HÁ PACHORRA!

5 comentários:

Pedro disse...

A tua douta opinião é coincidente com a minha, portanto é lícito afirmar que a doutrina é unânime neste aspecto. Entretanto, vê os os meus posts e os comentários anexos...

Joana disse...

Portanto estamos de acordo quanto à minha opinião ser douta, quanto ao acto administrativo e quanto ao Benfica ser automaticamente campeão, suponho... :))))

Pedro disse...

Sim, mas principalmente no facto do Benfica ser capeão automaticamente, nessa situação, o resto seria secundário...

Anónimo disse...

Em primeiro lugar será que Mateus, esse gajo, existe legalmente.
Vão lá ver de certeza que está ilegal ou qq coisa do género e depois já nada conta.
Depois reparem bem nada disto acontecia se a sanção fosse uma multa elevada e não a descida de divisão, isso leva a que apareçam os verdadeiros abutres denominados belenenses que lucram directamente com a situação...( se bem que em termos de resultado final seria mais um clube de Lisboa na 1ª liga e menos um do norte o que me deixava bastante alegre )
Mas bom bom é mesmo o benfica automaticamente campeão :)

Anónimo disse...

realmente já não há pachorra para ouvir falar disto...agora essa história do bendica directamente pa campeão é k já n me parece nd bem!Mas enfim...tb seria a única maneira de lá chegarem n é?...=P